Aliados naturais da horta – 7 insetos nossos amigos!

with 3 comentários

insectos-na-horta

Segundo uma abordagem ecológica, há várias formas de incentivar uma horta saudável. Podemos por exemplo reciclar resíduos orgânicos para transformar em composto e devolver assim nutrientes à terra. Podemos seguir um esquema de rotação de culturas de modo a reduzir a ocorrência de doenças, ou podemos ainda encorajar a biodiversidade e vida selvagem benéfica no nosso jardim ou horta. Neste caso, falamos dos nossos aliados naturais, que são alguns insetos e bichinhos que podem reduzir a ocorrência de pragas.

 

Vamos trabalhar com a Natureza!

Em qualquer horta há uma ordem natural na qual as pragas e os predadores estão em equilíbrio entre si. Ou seja, os bons, mantêm os maus sob controlo. Por exemplo, os centípedes comem lesmas tal como os tordos comem caracóis e outros bichinhos que podem ser pragas da horta. Quando tudo está em equilíbrio, a população das pragas é controlada de modo eficaz.

Importa lembrar que, se utilizarmos inseticidas e fungicidas de síntese química, podemos desequilibrar todo este eco-sistema natural. Estes produtos podem trazer riscos para a nossa saúde e vida selvagem e o seu uso pode matar não apenas os inimigos mas também os nossos aliados naturais. Alguns dos insetos que encontramos no jardim ou horta, e que podemos achar que são pragas, são na verdade predadores naturais das reais pragas.

Alguns insetos, como abelhas, joaninhas e aranhas fazem tão bem à horta que acabam por substituir a necessidade de pesticidas para combater as pragas. A biodiversidade e associação benéfica de plantas, podem ajudar a atrair estes insetos nossos amigos.

Aliados Naturais da horta e jardim – 7 insetos amigos

Antes ainda de vos apresentar os insetos amigos e vos falar das sugestões para incentivar os nossos aliados naturais, importa dizer que todos os insetos são importantes, sendo pragas ou não.

Podemos considerar que um inseto ou bichinho é praga, não pela sua identidade, mas antes pela quantidade que se encontra numa determinada área.

É simples, um pulgão numa planta não é praga. Mas se tivermos 500 pulgões, temos um grande ataque de pragas!

Os 7 insetos mais vulgares e amigos da horta e jardim

1. As abelhas

abelhas-amigas-da-horta

Todos sabem que as abelhas são extremamente eficazes no processo de polinização, essencial a algumas plantas. Para atrair as abelhas, basta plantar muitas flores coloridas no nosso jardim ou horta.

 

2. As moscas-das-flores

aliados naturais da horta

As moscas-das-flores colocam os seus ovos no meio das infestações de afídeos (pulgões). Quando os ovos eclodem, as larvas comem os afídeos, tornando-se muito eficazes no seu controlo.

 

3. As Joaninhas

joaninhas-amigas-da-horta

Joaninha pousada na sebe que tenho plantada no meu jardim

Uma joaninha é capaz de devorar 200 pulgões num dia! As joaninhas também podem comer cochonilhas, larvas, ácaros e moscas-brancas. É um dos principais responsáveis pelo controlo biológico dos famosos pulgões, que se alimentam de seiva das plantas e causam estragos nas hortas.

 

4. As Aranhas

aranhas-amigas-da-horta

As aranhas são os principais predadoras de insetos maus. Comem mais insetos prejudiciais que todos os restantes insetos juntos. Portanto é importante pensar bem antes de pisar nestes bichinhos pouco amados.

 

5. Os Percevejos

percevejo-amigo-da-horta

As pequenas pragas como pulgões e formigas que se alimentam do caule das plantas tendem a fugir dos percevejos. As que ficam são devoradas por eles que ajudam a manter o controlo biológico da horta.

 

6. Libélula

libelula-amigas-da-horta

Estes insetos, aparentemente frágeis, são capazes de consumir até 30 moscas num dia! A libélula está no topo da cadeia alimentar dos insetos, mantendo controlo eficaz sobre as pragas indesejadas ou prejudiciais.

 

7. Tesourinhas

aliados naturais da horta

São predadoras naturais de ovos de larvas, pulgões e moscas brancas que atacam as cenouras e couves. Gostam também de comer lagartas pequenas.

 

Há muitas formas de encorajar um conjunto de aliados naturais que incluem plantas, animais e insetos. Se puder eleger a que me parece mais pertinente, seria aquela que tento seguir na minha horta e jardim e em todas as instalações de hortas que tenho feito.

Plantem uma boa mistura de plantas como legumes, frutos, ervas aromáticas e flores. Um dos benefícios da presença das flores na horta é que estas atraem imensos insetos benéficos, nomeadamente os que interessam, os predadores e os polinizadores.

O cravo-da-índia ou tagetes, conhecidos vulgarmente por cosmos, atraem a mosca das flores. Outras flores como a capuchinho ou chagas, são conhecidas por atraírem pragas, podendo assim funcionar como plantas “sacrificiais”. Se plantar capuchinhas perto das favas, vai manter os pulgões afastados das favas, uma vez que estes vão ser atraídos pelas flores das capuchinhas. A parte da planta afetada pode ser cortadas e colocada por exemplo no compostor. Vejam neste artigo, mais plantas amigas da horta e que incentivam os nossos aliados naturais!

 

Agora, quando virem alguns insetos e bichinhos no jardim, pensem duas vezes antes de pisar ou tentar eliminar a bicharada toda. Podem ser nossos aliados naturais e ajudar a tornar a nossa horta mais produtiva!

Bons cultivos!

 

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

3 Responses

  1. […] ser de natureza estimuladora ou inibidora, não somente entre plantas, mas também em relação a insetos amigos ou prejudiciais e outros […]

  2. […] insetos benéficos são predadores que consomem insetos nocivos. Joaninhas e louva-a-deus caçam insetos nocivos e […]

  3. […] Conheçam alguns insectos amigos: Aliados naturais da horta […]

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...