Plantar bolbos de Inverno – tulipas, narcisos e frésias!

with Sem comentários

bolbos-de-inverno

 

Quem disse que o Inverno é uma altura do ano com pouca cor no jardim? Podemos planear algumas plantações de flores que aguentam bem o frio e trazem muita cor um aroma agradável no nosso jardim de Inverno. Algumas das variedades mais fáceis para plantar e manter durante o Inverno, são os bolbos. Gosto de plantar vários, mas os meus eleitos são sem dúvida as tulipas, as frésias e narcisos. Também gosto de jacintos, mas esses ficam para outro artigo, porque prefiro tê-los dentro de casa, com efeito mais decorativo.

Para aumentar a época de floração destas variedades de bolbos de Inverno, podemos plantar escalonadamente durante os meses de outono até início do Inverno (de outubro a Janeiro ou meados de Fevereiro). Aplico esta regra para o caso das tulipas, já que as frésias e os narcisos, deixo ficar na terra de um ano para o outro.

Quando, como e onde plantar bolbos de Tulipas

 

bolbos-de-tulipas

bolbos-de-inverno-tulipas

Quando e onde Plantar

Plantem durante os meses de outono e Inverno, sendo adequado plantar mais cedo nos locais com clima mais frio. Podem plantar no jardim ou em vaso, demorando entre 2 a 3 meses para germinar e florir.

Como Plantar em Vaso

Plantar em vaso sozinhas ou com outros bolbos. Podem plantar juntamente com outras plantas perenes, como ervas aromáticas ou outras ornamentais.

Ter cuidado com a drenagem do vaso. Colocar no fundo do vaso uma camada de argila expandida ou outro material drenante. Separar os bolbos com 5-15 cm entre cada um. Com uma distância inferior a 5 cm podem crescer em demasia para procurar a luz (ficam muito altos e mais suscetíveis de quebrar com vento). Cobrir preferencialmente o solo após plantação, com casca de pinheiro ou outro material de cobertura.

Cuidados gerais

Substrato ou solo arejado e com boa drenagem.

Regar moderadamente, sobretudo em época de chuvas. Não só não gostam de solos encharcados como também podem apodrecer. Verificar antes de regar se a terra está húmida a 1-2 cm de profundidade. Ver outros cuidados com rega aqui.

Fertilizar antes da floração com fertilizantes para plantas com flores. Dessa forma promovem uma planta mais forte e uma flor que dure por mais tempo.

Dicas para preservar os bolbos

Retirar os bolbos da terra após floração, mas apenas quando a planta secar por completo. Até essa fase, podem arrancar a flor velha com a mão. Secar e armazenar embrulhado em papel ou junto com um material que possa absorver alguma humidade extra, como por exemplo arroz. Guardar posteriormente num local escuro e arejado.

 

Quando, como e onde plantar bolbos de narcisos

 

bolbos-de-inverno-narcisos

 

Quando e onde Plantar

Podem plantar na mesma altura das tulipas, em vasos, canteiros e bordaduras de jardins.

Como Plantar em vaso

Plantar em vaso sozinhas ou com outros bolbos. Podemos aplicar igualmente o método utilizado para as tulipas, variando apenas a profundidade a que os bolbos são colocados (mais profundamente, por serem maiores).

Cuidados gerais

Gostam de bastante exposição solar e à semelhança de outros bolbos não gostam de solos encharcados. Se quiserem plantas mais desenvolvidas, devem plantar a cerca de 5-8 cm de profundidade e com 10 a 15 cm de distância entre bolbos.

Evitar colocar bolbos em solos muito ricos em azoto, pois pode favorecer o apodrecimento do bolbo.

Curiosidade sobre a flor do narciso

Os gregos chamavam de narciso a todas as plantas que tinham propriedades narcóticas.
O seu óleo era muito utilizado pelos árabes pois consideravam-no afrodisíaco e bom para a cura da calvície. Em termos de mitologia, o narciso estimula a fidelidade, inteligência, paciência, silêncio, união dos opostos, retraimento, meditação e elevação.

 

Quando, como e onde plantar bolbos de frésias

bolbos-de-inverno-frésias

plantar-frésias

 

Quando e onde Plantar

As frésias são coloridas e extremamente perfumadas. Daqueles bolbos que nunca deixo de ter no meu jardim para dar as boas vindas à Primavera!

A época de plantação é idêntica à dos restantes bolbos, mas na verdade nunca as arranco da terra. Assim, conforme o tipo de Inverno, posso ter a primeira floração ainda nos finais de Fevereiro ou início de Março.

Como Plantar em vaso

Plantar em vaso sozinhas ou com outros bolbos. Podemos aplicar igualmente o método utilizado para as tulipas, variando apenas a profundidade a que os bolbos são colocados (plantados com menos profundidade, cerca de 3 cm é suficiente).

Cuidados gerais

Substrato ou solo arejado e com boa drenagem. Gostam de locais com muita exposição solar. Quando plantadas em locais com sombra ou meia sombra, não vão florir com tanta facilidade.

Quando germinam, ainda antes da floração, podem ser fertilizadas com um fertilizante rico em potássio, nomeadamente se o solo ou substrato forem pobres em nutrientes. Vejam aqui como preparar fertilizantes em casa.

 

Curiosidade sobre as flores de frésias

Existem imensas variedades, todas originárias no continente africano, mas o seu nome é uma homenagem a um cientista alemão, chamado Freese. As suas flores coloridas simbolizam a inocência.

 

Ficaram com vontade de plantar estes e outros bolbos no vosso jardim? Se ainda não o fizeram, toca a plantar, ainda vão a tempo de colorir e perfumar como nunca o vosso jardim, logo no início da Primavera. Se gostaram deste artigo, partilhem com os vossos amigos e familiares e façam bons cultivos! 🙂

Susana

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...