Horta de Outono: o que plantar agora para colher no outono

Está na altura ideal para planear a nossa horta de outono!

Se planearmos com alguma antecedência, podemos manter as colheitas da horta durante as próximas estações. Neste artigo, partilho algumas sugestões de cultivos fáceis e rápidos de legumes de raiz, ervas e folhas para saladas e sopas.

Se pretendem saber o que semear em cada mês do ano e receber em casa uma seleção de sementes apropriadas para cada época de cultivo vejam a Box da Horta nas 4 estações 

10 variedades para semear ou plantar agora, no fim do verão e poder colher no outono!

Horta de Outono

Não é tarde demais, mas está na altura de semear e plantar as colheitas de outono!

Estamos quase no fim do verão! Colheitas com fartura, de uma das épocas mais abundantes na horta durante o ano, os meses de verão. Cestos de tomate, pimentos, pepinos, abóboras e vários frutos. Sei que faz alguma confusão, mas é normal que estas plantas daqui a poucas semanas vão começar a morrer e a deixar alguns espaços vazios. Por isso mesmo é tão importante planear o que queremos colher e saber exatamente o momento que devemos fazer as sementeiras ou plantações da época. Nesta altura em particular, é ainda mais importante para poder ter sucesso nas colheitas durante o outono.

Mas afinal porquê? Por causa da duração das horas de luz solar. Já percebemos que a duração da luz solar é menor, mas em breve essa variação vai ser mais acentuada e isso vai fazer toda a diferença na velocidade de crescimento das plantas.

A importância da duração dos dias

É importante salientar que a quantidade de luz solar que vamos tendo durante dia, vai influenciar o comportamento das plantas. Por esse facto, para alguns cultivos, existe o termo de variedades de dias longo e variedades de dia curto. Já utilizei este termo no artigo com dicas de cultivo de morangos, mas importa dizer que este factor também afeta o crescimento dos legumes. Por isso, mesmo que possamos cultivar determinados legumes nas 4 estações, como por exemplo a alface ou o espinafre, devemos ter em consideração que existem variedades mais ajustadas para as várias estações do ano, ou seja, para primavera – verão (dias longos) e outras para outono – inverno (dias curtos).

Variedades de Legumes de raiz

1. Rabanetes: dos legumes que se podem semear o ano inteiro, mas crescem mais facilmente com temperaturas amenas da primavera e outono. Estão prontos em apenas 45-60 dias e são muito versáteis para utilizar em vários pratos.

2. Beterraba: além da raiz, podemos consumir também as folhas de beterraba à semelhança das folhas de acelga (afinal são da mesma família). É verdade que a raiz demora bem mais tempo para estar pronta ( entre 60 a 90 dias), mas podem colher algumas folhas para saladas, sopas ou apenas saltear, em apenas 40 dias.

Variedades de Legumes de folhas

3. Rúcula: bastam apenas 45 a 60 dias para poder colher rúcula. Muito fácil de cultivar e pode ser utilizada em muitos pratos, desde saladas a coberturas de pizza.

4. Repolho: demora entre 75 a 90 dias para estar pronto. Assim, se for plantado agora no início de setembro, deve estar pronto para começar a colher no início de dezembro até ao Natal!

5. Couve Chinesa: bastam apenas 30 a 45 dias para estar pronta a colher (depois de transplantar). No entanto, podemos colher as folhas mais tenras, “bebés” mais cedo. De sabor suave, são bastante crocantes e podem ser utilizadas cruas ou cozinhadas. 

6. Alface: existem muitas variedades, mas a grande maioria vai crescer bem nos dias de outono. As do grupo das “alfaces folhas de carvalho”, “maravilha das 4 estações” e “lollo rossa” são boas escolhas.

7. Alface de cordeiro: conhecida como canónigos, demora apenas 60 dias para poder colher após semear.  É uma variedade de folhas para saladas extremamente resistente ao frio. Portanto, se for semeada agora no início de setembro, pode ser colhida nos antes dos finais de outubro, quando os dias estão mais curtos e as noites mais frias. Como aguenta bem o frio, pode manter estas pequenas rosetas, durante os meses frios de dezembro e janeiro. 

8. Espinafres: com pouco mais de 60 dias, temos “folhas baby” de espinafres para poder colher. Existem muitas variedades e são muito fáceis de cultivar, quer por sementeira direta quer por transplantação. A maioria das variedades de espinafre gosta de temperaturas amenas (temperatura ideal é de 13°C a 20°C), mas algumas variedades também toleram bem o frio.

9. Mizuna: cresce em apenas 40-50 dias e é muito semelhante à rúcula, apesar do sabor mais suave, semelhante a couve. Bastante produtiva é uma verdura quase sempre utilizada em saladas ou pratos, como cobertura mas sem ser cozinhada.

Variedades de Ervas Aromáticas

10. Coentros: são versáteis e vão bem em saladas, pratos asiáticos ou latino-americano. É uma das ervas anuais com ciclo mais curto e estão prontos para colher em apenas 30 dias.

Nesta época, podemos ainda semear salsa, cebolinho e plantar várias ervas aromáticas perenes arbustivas.

Espero que tenham gostado das minhas sugestões e que este artigo vos incentive a plantar uma horta de outono. Por experiências partilhadas pelos meus alunos, todos querem plantar durante a primavera, esquecendo que os meses que marcam o fim do verão e início de outono são meses com temperaturas e condições climáticas muito semelhantes e por isso ideais para semear e plantar.

Não se esqueçam de guardar e partilhar com os vossos amigos. Se quiserem receber dicas e novidades minhas todas as semanas subscrevam a minha newsletter. Passem também pelo meu canal de youtube onde partilho vários vídeos com dicas para esta época de cultivo de outono – inverno e ainda nas restantes redes sociais.

Para iniciar uma horta ou ter mais sucesso nos cultivos durante as 4 estações, tenho uma sugestão (clicar na imagem em baixo)!

Slider


Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *