sementes de coentros – como colher e guardar!

with Sem comentários

Os coentros são muito fáceis de cultivar, quer em vaso quer no jardim. Diria que o único senão desta planta é o seu curto ciclo de cultivo. É a erva aromática com menor ciclo de cultivo, pois dura em média entre 3 a 6 meses. Significa que no máximo, dura 6 meses, entre a sua germinação, até que floresce para dar sementes (altura que deixa de produzir folhas). No entanto, estas flores fazem a delícia de vários insetos polinizadores e ainda podem ser utilizadas para aromatizar vários pratos. Quem tiver espaço e quiser, pode deixar florescer alguns coentros com este fim, valerá a pena!

Os coentros são uma das ervas que faz parte do grupo das ervas anuais, amados por muitos e não tolerados por outros. Como habitualmente se diz, gostos não se discutem. Quem gosta de cozinha asiática, gosta certamente de coentros. No meu caso, estranhei a primeira vez que provei coentros, entretanto adoro adicionar a imensos pratos. O caril que preparo, não tem a mesma riqueza sem uma boa dose de coentros.

Como em tudo na vida, existe sempre a “parte boa da coisa”, mesmo quando a notícia é menos boa. Refiro-me neste caso, ao ciclo curto de cultivo dos coentros, Ou seja, é das poucas ervas que depois de florescer, e para quem tiver um pouco de paciência, brinda-nos com outro maravilhoso tempero: as sementes de coentros. Estas sementes, podem ser guardadas para futuras sementeiras, mas podem também ser utilizadas na preparação de molhos e pastas para preparação de pratos de caril ou outros mais exóticos. são ainda apreciadas em bebidas, como por exemplo gin tónico.

Quando devo colher as sementes de coentros?

Se vos disser que quase sempre tenho coentros que nascem espontâneamente no meu jardim, acreditam?

Uma vantagem de não colher atempadamente as sementes, é exatamente essa, elas caem e germinam espontâneamente. Contudo, gosto de poder colher e guardar algumas para poder escalonar a sementeira, mas também para poder utilizar como condimento em alguns pratos, nomeadamente o caril.

É fácil perceber quando devemos colher as sementes para guardar. Na verdade, elas devem estar já maduras, quando apresentam uma cor meio castanha. Vejam as imagens em baixo, com algumas fotos de várias fases de desenvolvimento das sementes, desde a flor, depois as sementes ainda verdes e mais em baixo com a sementes já maduras.

Como conservar as sementes?

Para poderem guardar as sementes, devem cortar os caules com as sementes já maduras. Depois, basta esfregas as cabeças cheias de sementes para um recipiente que elas caem facilmente. Podem ver um vídeo exemplificativo no IGTV (canal do instagram).

Para conservar, podem colocar num pote de vidro, ou então colocar em sacos de papel, em local escuro e ventilado, sem qualquer vestígio de humidade.

Se tiverem interesse em cultivar coentros ou as vossas ervas aromáticas, vejam ainda estes artigos:

Se quiserem aprender um pouco mais sobre este tema, podem ter interesse neste evento – Jardim der ervas aromáticas – workshop. Deixo ainda a sugestão deste meu livro – a versão impressa do meu ebook “Jardim de ervas aromáticas.

Livro Jardim de ervas aromáticas

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...