4 Bebibas frescas com manjericão

with Sem comentários

manjericão

Com este calor só apetecem bebidas frescas. No seguimento ao artigo da semana passada, lembrei-me de partilhar convosco algumas sugestões de bebidas refrescantes, onde utilizo aromáticas da horta. A erva eleita desta semana foi o manjericão!

Já referi que cultivo mais de 20 variedades de ervas e se há uma que nunca falta cá em casa nesta altura do ano é o manjericão. É muito fácil de cultivar e se for respeitado o seu ciclo natural – de Maio a Novembro, quando plantado no exterior, não há razões para não tentarem.

O manjericão é uma erva anual vivaz de grande fragrância, sendo utilizado em diversos pratos e infusões. Muito apreciado em pratos tipicamente italianos, como “pizzas” e massas, tornou-se uma das ervas mais reconhecidas e apreciadas desde que o “pesto” se tornou popular.

 

4 Bebidas frescas com manjericão

 

1. Infusão fria de camomila, abacaxi e manjericão

refresco com abacaxi camomila e manjericão

Simplesmente delicioso para quem aprecia infusões frias. O abacaxi liga na perfeição com o manjericão e esta infusão é perfeita para acompanhar uma refeição em dias mais quentes.

Ingredientes

  • 1 Litro de água
  • 1/2 litro de infusão de camomila
  • 3 a 4 fatias de abacaxi
  • camomila – umas 7 a 10 flores frescas ou 1 colher de chá se for seca
  • manjericão – umas 6-10 folhas frescas
  • gelo a gosto

Modo de preparação: Preparar em primeiro lugar a infusão de camomila. Verter água fervida sobre as flores de camomila e tapar. Aguardar aproximadamente 10 a 15 minutos. Adicionar o abacaxi, o gelo e o manjericão e mexer antes de servir. O abacaxi pode ser ligeiramente pressionado de modo a libertar mais sabor.

 

2. Ice tea caseiro de pêssegos com manjericão

ice tea de pessego com manjericao

No último fim de semana fui à quinta dos meus pais e trouxe uns pêssegos deliciosos. Lembrei-me de fazer um ice-tea caseiro de pêssego (experimentei também uma variação com manga) e adicionei umas folhas de manjericão para aromatizar.

Ingredientes

Para 1 Litro

  • 2 pacotes de chá verde ou preto
  • 2 pêssegos médios
  • manjericão fresco – 4 a 6 folhas
  • 10 ml de stévia líquida para adoçar. Pode ser açúcar de coco ou mel.
  • Gelo a gosto

Modo de preparação: Primeiro preparar a infusão com o chá preto ou verde (eu utilizei o verde). Deixem repousar por 5 minutos. Adicionar o adoçante, ou mel e mexer bem. Enquanto arrefece ligeiramente, cortam a fruta (escolhi os pêssegos). Adicionam numa jarra com bastante gelo. Vertem a infusão já adoçada e adicionam por último as folhas de manjericão. Podem beber de imediato, com gelo bem frio, mas pode ser utilizado durante 24H00.

3. Água aromatizada  com limão, laranja, gengibre e manjericão

As águas aromatizadas são apreciadas não apenas pelo sabor, mas também pelo seu efeito refrescante. Existem muitas receitas e podem aromatizar com as variações que mais gostam. Deixo-vos esta sugestão que experimentei e resultou bem. O limão e o gengibre são fortes desintoxicantes e a laranja e o manjericão combinam na perfeição.

Ingredientes

Para 1,5L de água

  • 1/2 limão cortado em rodelas
  • 1 laranja pequena descascada
  • Casca de laranja (só a parte exterior sem a parte branca)
  • 10 rodelas de gengibre
  • manjericão fresco: 8 folhas grandes ou 10 mais pequenas
  • 1 litro de água fria e gelo a gosto

Modo de preparação: Colocar dentro de uma jarra o limão, a laranja, o gengibre e as folhas de manjericão, adicionar algumas pedras de gelo e acrescente a água até encher. Deixar repousar no frigorífico por 1 a 2 horas, tempo suficiente para a água absorver o sabor, o aroma e as propriedades dos ingredientes.

4. Caipirinha com manjericão

caipirinha manjericao

Bem, esta é daquelas sugestões que se diferencia das outras: não dá para “matar a sede” mas é sugestão ideal para um convívio com amigos num fim de tarde de Verão ou fim de semana. Experimentei esta receita com manjericão e fiquei fã!

Ingredientes

Para 1 copo de caipirinha

  • 1 lima cortada em gomos
  • 2 colheres de sopa de açúcar amarelo
  •  manjericão fresco: 3 a 3 folhas grandes ou 5 folhas pequenas
  • 1 medida de cachaça
  • Gelo picado

Modo de preparação:  Cortar a lima em gomos ou em cubos.  num almofariz, juntar a lima com o açúcar, as folhas de manjericão e amassar bem para libertar o sumo da lima e misturar sabores. Verter esta mistura num copo com gelo picado e adicionar uma medida de cachaça. Misturar tudo com uma colher e enfeitar a gosto.

 

Alguns benefícios para a saúde

Além de deixar um sabor delicioso e único, possui propriedades medicinais maravilhosas para nossa saúde. Deixo alguns exemplos de utilização em tratamentos caseiros (não substituem obviamente um médico especialista).

1. Tosse: a infusão ajuda a eliminar catarro e aliviar tosses causadas pela gripe.

2. Dor de garganta: a infusão ajuda aliviar a dor na garganta. Outra dica é gargarejar a solução, pois é eficaz graças ao poder anti-inflamatório.

3. Transtorno respiratório: Se sofrem com bronquite, asma, gripe, tosse e constipações então apostem numa infusão para sentir o alívio respiratório.

4. Infecção na boca: Aftas e infecções na boca podem ser tratadas apenas mastigando algumas de manjericão.

5. Picadas de inseto: As folhas são anti-alérgicas e ajudam a aliviar as picadas de insetos. Colocar uma colher de sumo de manjericão sobre a área afetada e deixar agir. Repita após algumas horas.

 

Se experimentarem algumas das sugestões, não se esqueçam de partilhar comigo, vou adorar!

Até lá, bons cultivos! 🙂

 

Tenho ainda uma sugestão!

Se pretendem aprender mais sobre cultivo e utilização de ervas aromáticas espreitem o meu ebook e livro Jardim de Ervas Aromáticas. Desenhei este guia prático para quem quer plantar mais ervas aromáticas no seu jardim e para quem quer conhecer mais sobre as suas propriedades e formas de utilização diversas na cozinha.

[cliquem na imagem para mais informações]

 

Guardem este Pin!

4-bebidas-fescas-com-manjericão

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

Leave a Reply

Querem saber mais sobre ervas aromáticas?Espreitem o meu ebook e caderno!
Comprar Agora
Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...