Acelgas – como cultivar e utilizar!

acelgas

Muito versátil em termos de utilização, pouco utilizada na cozinha dos Portugueses. Adoro Acelgas e é uma das hortícolas de folhas que está sempre presente na minha horta. Tem folhas verdes-escuras e caules de nervuras brancas ou diversas cores, como amarelas, ou vermelhas. Assim, diria que podem ser cultivadas para comer, ou mesmo decorar o vosso jardim!

As acelgas são “primas das beterrabas” no entanto, são o oposto destas, pois tem folhas grandes comestíveis e raízes pequenas e não comestíveis. O seu teor em ferro, fósforo e vitamina C conferem-lhe óptimas qualidades alimentares. A seguir ao espinafre, é um dos legumes de folhas mais rico em cálcio. À semelhança de muitos hortícolas, é pobre em calorias e rica em água e fibras.

acelgas-como-cultivar-e-utilizar

Como semear e plantar acelgas

É uma planta herbácea bienal cultivada como anual, com folhas grandes que crescem em roseta.

É muito fácil de cultivar, por sementeira direta ou através de transplantação de mudas de plantas jovens. Tenho acelgas na minha horta durante o ano todo. Normalmente temos um excedente de produção quando as temperaturas são mais amenas, nomeadamente na Primavera e Outono. Isto porque as acelgas desenvolvem-se melhor entre os 15 e os 25ºC. No Verão, com as temperatura mas elevadas têm tendência a espigar (desenvolvem hastes com flores e sementes).

Dicas para semear: para facilitar a germinação podem demolhar as sementes em água durante um dia. Podemos semear diretamente no local definitivo ou em alvéolos para transplantar mais tarde. A temperatura ótima de germinação varia entre 18 a 22ºC. Colocar as sementes entre 2 a 2,5 cm de profundidade. Manter o solo sempre húmido até à germinação.

Dicas para plantar: Plantar preferencialmente em canteiro. Podem ser plantadas em vaso, mas deve ter uma altura superior a 30 cm e um volume superior a 20 Litros. Se plantarem em linha na horta devem espaçar entre 25 a 30 cm entre plantas.

Quando semear e plantar: No início da Primavera, para ter colheitas que duram até meados do Outono. Para ter colheitas até à Primavera seguinte, devem semear no Início do Verão .

Condições de cultivo e manutenção

Gosta de solos húmidos e ricos em matéria orgânica. Assim, devemos adicionar composto ou húmus de minhoca na terra antes de plantar. Mondar e regar em dias secos evitando molhar as folhas. Adicionar algum fertilizante no fim do Verão, para manter mais facilmente as culturas até à Primavera seguinte.

Exposição solar: Necessita de bastante luz, de preferência luz solar direta (mínimo de 4H de sol/dia).

Associações desfavoráveis: não tem associações desfavoráveis.

Associações favoráveis: Beneficia quando plantada em conjunto com cenouras, rabanetes, nabos, cebolas e feijão.

Como colher e utilizar!

Quando são pequenas, gosto de colher algumas folhas para misturar em saladas. O sabor é muito semelhante a folhas jovens de espinafres.

Se fizeram transplantação de mudas jovens, podem começar a colher as folhas maiores logo 1 a 2 meses após plantação. A colheita parcial das suas folhas vai estimular o seu desenvolvimento.

Gosto de utilizar as acelgas em diversas preparações. Utilizo os caules e folhas em sopas ou salteados simples com alho e azeite, em refogados e alguns pratos com ovos (omeletes e ovos mexidos).

colher-acelgas

Gostaram deste artigo? Ficaram com vontade de plantar acelgas na vossa horta, ou já tiveram essa experiência?

Façam bons cultivos e não se esqueçam de partilhar com os vossos amigo e familiares!

Susana

Tenho ainda uma sugestão!

Slider

Guardem este pin!

acelgas

2 thoughts on “Acelgas – como cultivar e utilizar!”

  1. Pingback: Cultivos da época: Plantar em Janeiro - Cultivos da Caseiro

  2. Pingback: horta em vasos - passo a passo! - Cultivos da Caseiro

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *