Com este calor só apetecem bebidas frescas. No seguimento ao artigo da semana passada, lembrei-me de partilhar convosco algumas sugestões de bebidas refrescantes, onde utilizo aromáticas da horta. A erva eleita desta semana foi o manjericão!
Já referi que cultivo mais de 20 variedades de ervas e se há uma que nunca falta cá em casa nesta altura do ano é o manjericão. É muito fácil de cultivar e se for respeitado o seu ciclo natural – de Maio a Novembro, quando plantado no exterior, não há razões para não tentarem.
O manjericão é uma erva anual vivaz de grande fragrância, sendo utilizado em diversos pratos e infusões. Muito apreciado em pratos tipicamente italianos, como “pizzas” e massas, tornou-se uma das ervas mais reconhecidas e apreciadas desde que o “pesto” se tornou popular.
“Se gostavas de cultivar mais variedades de ervas aromáticas, conhece o meu livro Jardim de Ervas Aromáticas, também disponível em ebook com 20 variedades de ervas. Se precisas de orientação e suporte em todo o processo, conta com o meu Curso online de ervas aromáticas para que possas cultivar, explorar e beneficiar mais de todas as utilização na cozinha, saúde e bem estar.”
4 Bebidas frescas com manjericão
1. Infusão fria de camomila, abacaxi e manjericão
Simplesmente delicioso para quem aprecia infusões frias. O abacaxi liga na perfeição com o manjericão e esta infusão é perfeita para acompanhar uma refeição em dias mais quentes.
Ingredientes
- 1 Litro de água
- 1/2 litro de infusão de camomila
- 3 a 4 fatias de abacaxi
- camomila – umas 7 a 10 flores frescas ou 1 colher de chá se for seca
- manjericão – umas 6-10 folhas frescas
- gelo a gosto
Modo de preparação: Preparar em primeiro lugar a infusão de camomila. Verter água fervida sobre as flores de camomila e tapar. Aguardar aproximadamente 10 a 15 minutos. Adicionar o abacaxi, o gelo e o manjericão e mexer antes de servir. O abacaxi pode ser ligeiramente pressionado de modo a libertar mais sabor.
2. Ice tea caseiro de pêssegos com manjericão
No último fim de semana fui à quinta dos meus pais e trouxe uns pêssegos deliciosos. Lembrei-me de fazer um ice-tea caseiro de pêssego (experimentei também uma variação com manga) e adicionei umas folhas de manjericão para aromatizar.
Ingredientes
Para 1 Litro
- 2 pacotes de chá verde ou preto
- 2 pêssegos médios
- manjericão fresco – 4 a 6 folhas
- 10 ml de stévia líquida para adoçar. Pode ser açúcar de coco ou mel.
- Gelo a gosto
Modo de preparação: Primeiro preparar a infusão com o chá preto ou verde (eu utilizei o verde). Deixem repousar por 5 minutos. Adicionar o adoçante, ou mel e mexer bem. Enquanto arrefece ligeiramente, cortam a fruta (escolhi os pêssegos). Adicionam numa jarra com bastante gelo. Vertem a infusão já adoçada e adicionam por último as folhas de manjericão. Podem beber de imediato, com gelo bem frio, mas pode ser utilizado durante 24H00.
3. Água aromatizada com limão, laranja, gengibre e manjericão
As águas aromatizadas são apreciadas não apenas pelo sabor, mas também pelo seu efeito refrescante. Existem muitas receitas e podem aromatizar com as variações que mais gostam. Deixo-vos esta sugestão que experimentei e resultou bem. O limão e o gengibre são fortes desintoxicantes e a laranja e o manjericão combinam na perfeição.
Ingredientes
Para 1,5L de água
- 1/2 limão cortado em rodelas
- 1 laranja pequena descascada
- Casca de laranja (só a parte exterior sem a parte branca)
- 10 rodelas de gengibre
- manjericão fresco: 8 folhas grandes ou 10 mais pequenas
- 1 litro de água fria e gelo a gosto
Modo de preparação: Colocar dentro de uma jarra o limão, a laranja, o gengibre e as folhas de manjericão, adicionar algumas pedras de gelo e acrescente a água até encher. Deixar repousar no frigorífico por 1 a 2 horas, tempo suficiente para a água absorver o sabor, o aroma e as propriedades dos ingredientes.
4. Caipirinha com manjericão
Bem, esta é daquelas sugestões que se diferencia das outras: não dá para “matar a sede” mas é sugestão ideal para um convívio com amigos num fim de tarde de Verão ou fim de semana. Experimentei esta receita com manjericão e fiquei fã!
Ingredientes
Para 1 copo de caipirinha
- 1 lima cortada em gomos
- 2 colheres de sopa de açúcar amarelo
- manjericão fresco: 3 a 3 folhas grandes ou 5 folhas pequenas
- 1 medida de cachaça
- Gelo picado
Modo de preparação: Cortar a lima em gomos ou em cubos. num almofariz, juntar a lima com o açúcar, as folhas de manjericão e amassar bem para libertar o sumo da lima e misturar sabores. Verter esta mistura num copo com gelo picado e adicionar uma medida de cachaça. Misturar tudo com uma colher e enfeitar a gosto.
Alguns benefícios para a saúde
Além de deixar um sabor delicioso e único, possui propriedades medicinais maravilhosas para nossa saúde. Deixo alguns exemplos de utilização em tratamentos caseiros (não substituem obviamente um médico especialista).
1. Tosse: a infusão ajuda a eliminar catarro e aliviar tosses causadas pela gripe.
2. Dor de garganta: a infusão ajuda aliviar a dor na garganta. Outra dica é gargarejar a solução, pois é eficaz graças ao poder anti-inflamatório.
3. Transtorno respiratório: Se sofrem com bronquite, asma, gripe, tosse e constipações então apostem numa infusão para sentir o alívio respiratório.
4. Infecção na boca: Aftas e infecções na boca podem ser tratadas apenas mastigando algumas de manjericão.
5. Picadas de inseto: As folhas são anti-alérgicas e ajudam a aliviar as picadas de insetos. Colocar uma colher de sumo de manjericão sobre a área afetada e deixar agir. Repita após algumas horas.
Se experimentarem algumas das sugestões, não se esqueçam de partilhar comigo, vou adorar!
Até lá, bons cultivos! 🙂
Pingback: Manjericão: 5 razões para plantar! - Cultivos da Caseiro
Pingback: Manjericão: 5 razões para plantar! - Cultivos da Caseiro
Pingback: Manjericão - como cultivar e utilizar! - Cultivos da Caseiro
Pingback: Cocktail fácil com erva-cidreira! - Cultivos da Caseiro
Pingback: Receita de vinagrete de manjericão - Cultivos da Caseiro
Pingback: Molho pesto de manjericão e nozes - Cultivos da Caseiro
Pingback: O meu jardim de ervas aromáticas - Cultivos da Caseiro
Pingback: 5 razões para plantar manjericão - Cultivos da Caseiro