Sou uma fã incondicional de “chás”, ou melhor, infusões feitas com ervas frescas acabadas de colher.
Fui habituada, desde criança, a tomar o “cházinho” e qualquer dor de barriga melhorava com uma chávena de chá que a minha avó materna fazia. Mais tarde percebi que ela fazia quase sempre o chá de limonete (Lúcia-lima) porque tinha esta erva medicinal plantada no jardim. Para quem não conhece, aconselho a experimentar, pois é difícil não gostar do sabor desta infusão.
As infusões são agradáveis para tomar em qualquer altura do ano, sobretudo para quem as aprecia, mas com esta chuva, vento e frio, sabem ainda melhor.
Lembrei-me entretanto de partilhar convosco, algumas das das minhas infusões preferidas, que frequentemente preparo com as ervas frescas que cultivo no jardim!
Infusões do meu jardim #1 – Hortelã, limão e gengibre
No meu jardim cultivo limão e hortelã, o gengibre tenho que comprar no mercado (confesso que nunca experimentei cultivar).
Gosto particularmente desta mistura, quer pela combinação de sabores, quer pelos benefícios que têm em comum e em especial nesta altura do ano.
A hortelã é uma planta que se adapta muito bem, pode ser cultivada num vaso qualquer e é bastante resistente. Devem ter apenas o cuidado de não plantar junto com outras plantas, pois as raízes desenvolvem de tal modo que acaba por ser invasora.
Algumas propriedades da Hortelã
A hortelã não possui cafeína, portanto é perfeita após as refeições.
A hortelã possui ainda vitaminas A, B e C, minerais, cálcio, fósforo, ferro e potássio. As propriedades terapêuticas são imensas. Exerce ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo e é indicada para dores de cabeça, dores abdominais, cólica e flatulência, gripes e resfriados, ajuda na perda de peso, elimina e impede a formação de muco (catarro).
Algumas propriedades do limão
Rico em vitamina C, previne gripes e constipações
O limão atua como estimulante do sistema imunitário e como antibiótico natural. contém um óleo volátil, com efeito antissético e antibacteriano e melhora a digestão quando consumido durante ou após as refeições, pois estimula o bom funcionamento do fígado e vesícula biliar.
Algumas propriedades do Gengibre
Rico em vitamina C, o chá de gengibre reforça as defesas.
O consumo de gengibre traz inúmeras vantagens e é uma boa ideia juntar esta raiz na nossa alimentação. ajuda a aliviar a congestão nasal e a melhorar as doenças respiratórias.
Como preparar?
Infusão de Hortelã, limão e gengibre
Para 1 litro de água
- Alguns Raminhos de Hortelã (uns 4-5 ramos com folhas e caules)
- Gengibre (2-3 rodelas)
- Limão (2-3 rodelas de limão médio)
Coloquem a hortelã e os pedaços de gengibre num bule. Em seguida verter um litro de água a ferver. Deixar repousar 5 minutos e adicionar o limão. Deixem repousar por mais cinco minutos e podem servir.
Alguns benefícios desta infusão
Infusão de Hortelã, limão e gengibre
- Efeito diurético
- Têm propriedades anti-inflamatórias
- Ajuda a queimar calorias e gordura abdominal
- Melhora o funcionamento do intestino
- Melhora a digestão
- Efeito diurético
Se gostaram desta sugestão de chá de hortelã, limão e gengibre, vejam mais esta receita para acompanhar Brownies de abóbora e cacau.
Tenho ainda uma sugestão!
Se pretendem aprender mais sobre ervas aromáticas espreitem o ebook e livro Jardim de Ervas Aromáticas. Um guia prático para quem quer começar a plantar mais ervas aromáticas no seu jardim ou varanda e não sabe como começar. Um guia para quem já cultiva várias ervas aromáticas, mas utiliza quase sempre as mesmas, por não conhecer as suas propriedades e não sabe como deve utilizar na sua cozinha.
Pingback: Jardim medicinal: 4 infusões para cultivar! - Cultivos da Caseiro
Pingback: Hortelã - como cultivar e utilizar! - Cultivos da Caseiro
Pingback: Erva cidreira - como cultivar e utilizar! - Cultivos da Caseiro
Pingback: Ervas aromáticas: efeitos e utilizações! - Cultivos da Caseiro
Pingback: Cocktail fácil com erva-cidreira! - Cultivos da Caseiro
Pingback: Hortelã - como cultivar e utilizar! - Cultivos da Caseiro
Pingback: Jardim medicinal: 4 infusões para cultivar! - Cultivos da Caseiro
Pingback: Cocktail fácil com erva-cidreira! - Cultivos da Caseiro