Infusões do meu jardim – Hortelã, Limão e Gengibre

infusoes

Sou uma fã incondicional de “chás”, ou melhor, infusões feitas com ervas frescas acabadas de colher.

Fui habituada, desde criança, a tomar o “cházinho” e qualquer dor de barriga melhorava com uma chávena de chá que a minha avó materna fazia. Mais tarde percebi que ela fazia quase sempre o chá de limonete (Lúcia-lima) porque tinha esta erva medicinal plantada no jardim. Para quem não conhece, aconselho a experimentar, pois é difícil não gostar do sabor desta infusão.

As infusões são agradáveis para tomar em qualquer altura do ano, sobretudo para quem as aprecia, mas com esta chuva, vento e frio, sabem ainda melhor.

Lembrei-me entretanto de partilhar convosco, algumas das das minhas infusões preferidas, que frequentemente preparo  com as ervas frescas que cultivo no jardim!

Se gostavas de cultivar mais variedades de ervas aromáticas, conhece o meu livro Jardim de Ervas Aromáticas, também disponível em ebook com 20 variedades de ervas. Se precisas de orientação e suporte em todo o processo, conta com o meu Curso online de ervas aromáticas para que possas cultivar, explorar e beneficiar mais de todas as utilização na cozinha, saúde e bem estar.

Infusões do meu jardim #1 – Hortelã, limão e gengibre

No meu jardim cultivo limão e hortelã, o gengibre tenho que  comprar no mercado (confesso que nunca experimentei cultivar).

Gosto particularmente desta mistura, quer pela combinação de sabores, quer pelos benefícios que têm em comum e em especial nesta altura do ano.

A hortelã é uma planta que se adapta muito bem, pode ser cultivada num vaso qualquer e é bastante resistente. Devem ter apenas o cuidado de não plantar junto com outras plantas, pois as raízes desenvolvem de tal modo que acaba por ser invasora. infusoes-hortela

Algumas propriedades da Hortelã

A hortelã não possui cafeína, portanto é perfeita após as refeições.

A hortelã possui ainda vitaminas A, B e C, minerais, cálcio, fósforo, ferro e potássio. As propriedades terapêuticas são imensas. Exerce ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo e é indicada para dores de cabeça, dores abdominais, cólica e flatulência, gripes e resfriados, ajuda na perda de peso, elimina e impede a formação de muco (catarro).

Algumas propriedades do limão

Rico em vitamina C, previne gripes e constipações

O limão atua como estimulante do sistema imunitário e como antibiótico natural. contém um óleo volátil,  com efeito antissético e antibacteriano e melhora a digestão quando consumido durante ou após as refeições, pois estimula o bom funcionamento do fígado e vesícula biliar.

Algumas propriedades do Gengibre

Rico em vitamina C, o chá de gengibre reforça as defesas.

O consumo de gengibre traz inúmeras vantagens e é uma boa ideia juntar esta raiz na nossa alimentação. ajuda a aliviar a congestão nasal e a melhorar as doenças respiratórias.

Como preparar?

infusao-de-hortela-gengibre-limao-cultivos-da-caseiro

Infusão de Hortelã, limão e gengibre

Para 1 litro de água

  • Alguns Raminhos de Hortelã (uns 4-5 ramos com folhas e caules)
  • Gengibre (2-3 rodelas)
  • Limão (2-3 rodelas de limão médio)

Coloquem a hortelã e os pedaços de gengibre num bule. Em seguida verter um litro de água a ferver. Deixar repousar 5 minutos e adicionar o limão. Deixem repousar por mais cinco minutos e podem servir.

Alguns benefícios desta infusão

Infusão de Hortelã, limão e gengibre
    • Efeito diurético
    • Têm propriedades anti-inflamatórias
    • Ajuda a queimar calorias e gordura abdominal
    • Melhora o funcionamento do intestino
    • Melhora a digestão
    • Efeito diurético

Se gostaram desta sugestão de chá de hortelã, limão e gengibre, vejam mais esta receita para acompanhar Brownies de abóbora e cacau.

Tenho ainda uma sugestão!

Se pretendem aprender mais sobre ervas aromáticas espreitem o ebook e livro Jardim de Ervas Aromáticas. Um guia prático para quem quer começar a plantar mais ervas aromáticas no seu jardim ou varanda e não sabe como começar. Um guia para quem já cultiva várias ervas aromáticas, mas utiliza quase sempre as mesmas, por não conhecer as suas propriedades e não sabe como deve utilizar na sua cozinha.

Slider