5 frutos vermelhos para plantar em vaso!

with 2 comentários

frutos-vermelhos

 

Acham que é difícil plantar alguns frutos vermelhos que fazem maravilhas nas mais variadas preparações de cozinha? Certamente já experimentaram o cultivo em vaso de morangos, mas talvez sejam poucos, os que se aventuraram no cultivo de framboesas, amoras, mirtilos ou mesmo groselhas. Pois é, por isso mesmo, decidi partilhar algumas dicas que mostram que podem cultivá-los em casa e é mais fácil do que possam pensar! Ah, e não é obrigatório ter um jardim, conseguem cultivar em vasos, na vossa varanda ou terraço.

 

Cultivo de frutos vermelhos em casa – benefícios!

Os benefícios para a saúde!

Todos sabem que os frutos vermelhos ou pequenos frutos são frutas ricas em vitaminas e fibras. São ainda considerados grande fonte de antioxidantes naturais, que significa que têm a capacidade de bloquear a ação dos “radicais livres” (substâncias que causam danos nas nossas células, estando ligados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e certos tipos de doenças cancerígenas).

Os benefícios económicos!

Quando cultivam os vossos frutos vermelhos, estão a economizar dinheiro, afinal não são assim tão baratos no mercado. Em simultâneo é vantajoso terem-nos disponíveis para comer diariamente aqueles que mais gostam, sem falar na frescura adicional.

Os meus pipocas mais novos a colher amoras na quinta dos avós

 

5 frutos vermelhos para plantar em vaso!

1. Morango

O morango é rico em ferro e possui vitamina C que é antioxidante e previne gripes e infeções.  A antocianina, responsável pela cor do morango, também é antioxidante e previne o envelhecimento da pele. São relativamente fáceis de cultivar e uma planta pode durar até 3 anos.

Vejam este artigo com dicas para cultivar morangos em casa

Vejam este artigo com dicas de manutenção e prevenção de doenças

 

2. Mirtilo

O mirtilo é conhecido como o rei dos antioxidantes e o fruto da juventude. Os frutos são doces, de cor preto-azulada e trazem muitos benefícios para a saúde. Está no topo dos alimentos com maior teor de antioxidantes, ultrapassando as vantagens de alguns vegetais. É rico em vitaminas A, B e C, possuindo ainda sais minerais como magnésio, potássio, cálcio, fósforo e ferro.

É aconselhável plantar no inverno e requer um solo ácido. Resiste ao frio, mas o vento e o calor extremo podem deixar as plantas sensíveis.

 

3. Framboesa

À semelhança do morango, é talvez um dos frutos vermelhos ou pequenos frutos mais cultivados em hortas domésticas, pela sua facilidade de cultivo. Além de ser uma deliciosa fruta, a framboesa é rica em nutrientes como vitamina C, antioxidantes, fibras e minerais como ferro e manganês. Plantei pela primeira vez em vaso, neste início da primavera e as plantas já estão com alguns pequenos frutos (ainda verdes).

 

 4. Amoras

As amoras estão entre os alimentos que provaram em diversos estudos, serem muito benéficos para a saúde, devido ao seu teor em nutrientes tais como antioxidantes, fitonutrientes, fibras, ferro, zinco e magnésio.

Plantei 2 variedades diferentes em vaso, que falarei em breve noutro artigo.

 

5. Groselhas

É uma fruta cheia de propriedades benéficas mas que a maioria das pessoas desconhece. Possui vitamina C em maior quantidade que uma laranja. É uma fruta rica em potássio, magnésio, caroteno e fitoquímicos especialmente antocianinas .

frutos-vermelhos-morangos
vaso grande com uma groselheira plantada no centro e vários morangueiros

 

Dicas gerais para cultivar frutos vermelhos em casa

  • Escolher um vaso com grande volume (acima de 50 Lt e mais de  e com mais de 40 cm de profundidade). Aqui os morangos são excepção, bastam apenas um vaso de 5 litros para uma planta de morangueiro.
  • Verificar a drenagem dos vasos, para evitar encharcamento.
  • Manter o solo húmido e com drenagem adequada.
  • Fazer cobertura do solo ou utilizar substrato com casca de pinheiro ou palha.
  • Regar mais frequentemente quando as plantas florescem e dão frutos.
  • Colher as frutas à mão com alguma delicadeza, de acordo com a maturidade, cor e tamanho.
  • Para ajudar a conservar, devem manter as frutas no frio, tentando escolher um recipiente ventilado.

 

condições gerais de crescimento

A maioria das espécies de frutos vermelhos cresce melhor em locais com bastante exposição solar, preferencialmente protegidos do vento e das baixas temperaturas. Todos eles, com exceção do morango, são arbustos e precisam de um substrato/ solo que retenha bem a humidade. No entanto, cada variedade tem um cuidado especial que devem ter em conta.

Conto partilhar em breve, dicas para cultivar cada um destes frutos vermelhos, combinado?

 

frutos-vermelhos

framboesas  e groselhas vermelhas, ambas plantadas em vaso de 140 L

 

3 dicas para preservar os benefícios dos frutos vermelhos!

  1. Devem optar por comer as frutas inteiras, pois o contato com o oxigénio fará com que parte das substâncias antioxidantes se percam.
  2. Evitar triturar: pelo mesmo motivo referido em cima. Se quiserem preparar um batido ou sumo, não devem bater a fruta por muito tempo. Se fizerem sumos ou batidos, devem beber imediatamente, pois as substâncias benéficas da fruta perdem-se rapidamente.
  3. Evitar cozinhar os frutos vermelhos: no cozimento da fruta, perde-se boa parte da vitamina C.

 

 

Entrem em contacto comigo!

Quando tiverem dúvidas, basta escrever para: susana@cultivosdacaseiro.pt, que eu respondo, mesmo que demore um pouco! Se quiserem ficar a par de todas as novidades, façam a inscrição da minha Newsletter e recebam as minhas notícias – recebem ainda um calendário mensal de cultivos

Se gostaram deste artigo, não esqueçam de partilhar com os vossos amigos e façam por ter bons cultivos!

Susana

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

2 Responses

  1. […] vejam neste artigo como cultivar morangos em casa […]

  2. […] Fonte: Cultivos da Caseiro […]

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...