Como plantar uma horta de metro quadrado!

with Sem comentários

Sim, é possível ter uma horta em apenas um metro quadrado! Uma horta de metro quadrado tem algumas vantagens e é muito simples de instalar. As suas dimensões (100cm X100cm) facilitam o alcance de toda a horta para regar, plantar, semear e todos os cuidados de manutenção necessários.

A melhor forma para instalar uma horta de metro quadrado é construir um canteiro sobreelevado. Em alternativa, podem delimitar o espaço onde vão plantar com diversos materiais.

 

Os canteiros podem ser construídos em diversos materiais, como madeira ou outros, utilizando ainda em alternativa materiais reciclados para o efeito. Podem ser colocados no chão ou ligeiramente sobrelevados do nível do solo. Existem algumas vantagens do cultivo em canteiros, uma vez que estes têm o nível do solo numa cota superior à das zonas de circulação ao seu redor, facilitando assim todas as tarefas de manutenção.

 

Podem ter uma horta de metro quadrado no pátio ou terraço!

Se o local pretendido para colocar o canteiro for um pátio ou terraço, é conveniente colocar na base do canteiro uma tela de proteção impermeável e em seguida, um sistema de drenagem adequado, antes da colocação do solo ou substrato.

 

Como planear e plantar a horta de um metro quadrado?

Passo 1: Dividir o espaço em quadrícula

Devem dividir em 9 quadrículas iguais (aproximadamente de 30 cm X 30 Cm). Para facilitar podem utilizar um fio ou outro material que ajude a visualizar essa divisão. Este pode ser retirado no final.

 

Passo 2: Verifica o espaçamento entre as variedades escolhidas

É importante perceber o espaço necessário entre plantas. Por exemplo num pequeno quadrado de 33X33 cm posso plantar 2 a 3 alfaces, mas se for uma couve ou tomateiro, posso plantar apenas 1 muda.

 

Passo 3: Plantar conforme o desenho e plano da horta

É muito importante planear a horta. Deve listar o que gostaria de plantar por ordem de importância e depois, com base na necessidade de espaçamento e associação favorável ou não, fazer o desenho da horta.

Vejam neste artigo como planear uma horta. Podem fazer download de um suporte que irá ajudar nesse planeamento.

 

Passo 4: Não esquecer dos principais cuidados de manutenção!

Pois, esse é um problema ou causa vulgar para o insucesso dos cultivos. Todos gostam de plantar e semear (um pouco mais difícil), mas depois o difícil é acompanhar, e manter a horta saudável até ao período da colheita do que plantou.

Vejam este artigo, que lista os 5 erros mais comuns quando se iniciam nos cultivos.

 

 

Entrem em contacto comigo!

Quando tiverem dúvidas, basta escrever para: susana@cultivosdacaseiro.pt, que eu respondo, mesmo que demore um pouco!

Se quiserem ficar a par de todas as novidades, façam a inscrição da minha Newsletter e recebam as minhas notícias!

Se gostaram deste artigo, não esqueçam de partilhar com os vossos amigos!

 

Tenho ainda uma sugestão!

Para quem quer iniciar uma horta e não sabe por onde começar, tenho um workshop que vos pode ajudar! Aprendem na prática, como planear e cultivar os vossos legumes e temperos preferidos em vasos, varandas, pátios e outros pequenos espaços.

[cliquem na imagem para mais informações]

 

Guardem este pin!

 

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

Deixe um comentário