Plantar é fácil… o difícil é manter!

with 5 comentários

Doenças na horta

Plantar é fácil, difícil mesmo é manter!

Esta é uma das frases que mais escuto dos participantes dos meus workshops. Na verdade a maioria das pessoas, depois de plantarem a sua horta, independentemente do tamanho, ou escolha de plantas, têm dificuldades em manter os seus cultivos saudáveis, tendo muitas vezes a ocorrência doenças na horta. Confesso que por mais experiência que possa ter, nem tudo corre sempre bem.

Importa salientar que os problemas na horta podem ser causados por pragas ou doenças. As pragas são aqueles “bichinhos” que se conseguem ver bem, como piolho, pulgão, lagartas e cochonilha (as mais comuns). As doenças da horta ou jardim são causadas por outros microorganismos minúsculos que não se conseguem ver a olho nu, como fungos, bactérias e mesmo vírus.

Deixo-vos então algumas sugestões de cuidados para evitar o aparecimento de pragas e doenças nas vossas plantinhas, sublinhando que plantas saudáveis têm menos hipóteses de ficar doentes. Regar, mondar e alimentar regularmente é fundamental e fazem parte dos cuidados básicos para que estas se mantenham saudáveis!

 

 

4 Medidas para evitar as doenças mais comuns na horta 

 

  1. No fim de cada época de cultivo, devemos limpar os restos de plantas (folhas secas, raízes..) e limpar adequadamente o solo, nomeadamente se se tratar de restos de plantas que possam estar infectadas. Estes restos também não devem ser colocados no compostor ou vermicompostor.

  2. Usar sempre vasos e tabuleiros limpos para semear e transplantar mudas de plantas jovens.

  3. Quando trabalhamos com plantas doentes ou atacadas por pragas, devemos lavar e se possível desinfectar as ferramentas antes e depois de as usar.

  4. Seguir um esquema de rotação de culturas para minimizar o aparecimento das doenças recorrentes que podem proliferar nos mesmos sítios. (devo escrever sobre este assunto em breve ).

 

Qual o segredo então?

Como vimos, não existem segredos, a palavra de ordem aqui é PREVENÇÃO,PREVENÇÃO, PREVENÇÃO!!

Acompanhar de perto o crescimento, observando com cuidado as nossas plantas, o crescimento delas, as cores das folhas, o aparecimento de manchas, ou outros visitantes indesejados que possam por em causa o sucesso dos nossos cultivos!

 

Não se esqueçam ainda que a natureza surpreende-nos e ensina também! Mostra-nos que mesmo que se cumpram todos os requisitos, podem sempre surgir imprevistos. O mais importante é nunca desistir e cultivar sempre a aprendizagem que esses imprevistos possam trazer!

Bons Cultivos!

 

 

Tenho ainda uma sugestão!

Se pretendem aprender a identificar, prevenir e combater pragas e doenças, tenho um workshop para vos ajudar! Aprendem na prática métodos de fertilização orgânica (preparação de biofertilizantes e biopesticidas).

[cliquem na imagem para mais informações]

workshop-receitas-naturais-da-horta

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

5 Responses

  1. […] tenhamos já feito e estar atento a qualquer eventual praga ou mesmo doença. Como dizia no artigo Plantar é fácil, o difícil é manter, a palavra de ordem é […]

  2. […] as pragas na horta, o melhor método à sempre a prevenção (vejam este artigo), mas quando esta falha, temos que atuar de modo imediato. Deixo-vos a receita do preparado de […]

  3. […] Tratamentos de doenças: designamos por fungicidas, ou batericidas, conforme se trate de doenças provocadas por fungos ou bactérias. Existem ainda doenças causadas por vírus, mas falarei noutro artigo. A planta parece doente quando mostra alguns sinais de pouca vitalidade, como folhas murchas sem falta de água, ou aparecem manchas ou esporos nas folhas. A melhor forma de tratar as doenças ainda é a prevenção (Plantar é fácil, o difícil é manter). […]

  4. […] com o frio. É uma boa altura para limpar a horta das folhas velhas e plantas em fim de ciclo. Vejam aqui, neste artigo, alguns cuidados básicos de manutenção para prevenção de problemas maiores com […]

  5. […] Vejam também este artigo: “plantar é fácil, o difícil é manter” […]

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...