Tratamentos naturais da horta e jardim – 5 receitas fáceis!

with Sem comentários

tratamentos naturais

Provavelmente já tiveram visitas indesejadas na vossa horta ou jardim, certo? Refiro-me, obviamente a pragas, que podem ser ou não insectos, visíveis a olho nu e que destroem as nossas colheitas. O aparecimento delas em algumas alturas é normal, mas para evitar que a população de pragas cresça  podemos atuar e controlar com alguns tratamentos naturais, fáceis de preparar e sem grande impacto no ambiente em redor.

Observar o jardim com regularidade é um bom hábito para prevenir alguns danos maiores provocados por pragas. Devemos observar se possível, as nossas plantas pelo menos 1 vez por semana. Podemos controlar algumas pragas, como lesmas e caracóis, removendo-as simplesmente. Mas se o espaço for maior e a população de pragas está mais desenvolvida, podemos preparar algumas receitas simples e aplicar. Deixo 5 sugestões de tratamentos naturais para controlar formigas, afídeos (pulgões e piolho), lesmas, caracóis e cochonilha.

 

Existem 2 cuidados importantes a realçar. Os tratamentos naturais sugeridos podem controlar eficazmente as pragas mas  podem também causar alguns danos ou queimaduras nas folhas de plantas mais frágeis ou jovens. Uma dica passa por aplicar de preferência ao fim do dia de modo a evitar que os raios de sol danifiquem a folhagem das plantas.

 

Tratamentos naturais da horta e jardim!

 

1. Controlo natural de formigas: hortelã pimenta

A hortelã pimenta seca, a malagueta ou pimenta de caína em pó e o borax repelem formigas.

Receita

  • 7,5g de folhas secas de hortelã pimenta
  • 35 g de pimenta de caína em pó
  • 30 g de borax ou (borato de sódio)

Como fazer: misturar tudo e espalhar na zona de entrada das formigas ou ao redor do cultivo que está a ser mais atacado por formigas.

 

 

2. Inseticida natural simples com alho – controlo de pulgão e piolho

O alho afasta muitas das pragas que gostam de comer as folhas das várias hortícolas, designados vulgarmente por sugadores. Incluímos aqui os piolhos, pulgões e cochonilha.

Receita

  • 1 litro de água quente
  • 1 cabeça inteira de alho picado

Como fazer: misturar os ingredientes e deixar repousar durante 4 horas ou mais. Passar a mistura por um filtro fino e verter para um pulverizador. Pulverizar as plantas em dias alternados durante 2 semanas. Optar por fazer este procedimento de manhã cedo, ou ao fim da tarde.

 

 

3. Inseticida natural com arruda e cebolinho – repele várias pragas

É um tratamento simples com ervas que podem encontrar facilmente (no vosso jardim) ou no mercado e que ajuda a repelir alguns dos insetos devoradores de algumas plantas da horta ou jardim.

Receita:

  • 1 litro de água quente
  • 40 g de arruda fresca picada
  • 40 g de cebolinho picado
  • 1/2 colher de chá de detergente da loiça neutro

Como fazer: verter a água a ferver nas ervas cortadas, tapar e deixar arrefecer. Coar e verter para um pulverizador de bomba. juntar o detergente e agitar bem antes de aplicar. Pulverizar as folhas das plantas atacadas ao fim do dia.

4. Inseticida de folha de tomate – repele afídeos e lagarta do tomateiro

As folhas do tomateiro são ricas em alcaloides tóxicos para os insetos. Afasta vários sugadores e lagartas.

Receita

  • 1 Litro de água
  • 80 g de folhas de tomateiro cortadas
  • 1 colher de chá de detergente da loiça neutro

Como fazer: colocar as folhas cortadas de tomate em água de um dia para o outro. Coar com filtro fino. Verter num pulverizador e adicionar o detergente. Agitar bem e pulverizar as plantas.

 

5. Afastar lesmas e caracóis – utilizar terra de diatomáceas

Podem comprar terra de diatomáceas num centro de jardinagem ou agricultura biológica. O procedimento é simples: basta colocar um circulo à volta das plantas ou canteiro que pretendam proteger do ataque das lesmas e caracóis.

O que é a terra de diatomáceas? É um pó fino feito de esqueletos de algas marinhas. A sua estrutura afiada penetra nos caracóis e lesmas e desidrata-os. Aplicar após cada época de chuva para aumentar a eficácia.

 

 

Vejam ainda estes artigos: insecticida natural para pragas  e tratamento de doenças da horta

Se gostaram deste artigo não esqueçam de partilhar. Façam ainda a subscrição da nossa newsletter para ficarem a par das novidades e tenham bons cultivos!

Susana Caseiro

Tenho ainda uma sugestão!

Se pretendem aprender a identificar, prevenir e combater pragas e doenças, tenho um workshop para vos ajudar! Aprendem na prática métodos de preparação de alguns tratamentos naturais para controlar pragas e fertilizar a horta (biofertilizantes e biopesticidas).

[cliquem na imagem para mais informações]

 

Guardem este Pin!

 

Deixe um comentário