Azeite com ervas aromáticas para o Natal

with 2 comentários

azeite com ervas aromáticas

É fácil de fazer em casa e pode facilitar na combinação de temperos que mais gostamos. Falo de azeite com ervas aromáticas e dos bons! Talvez já tenham comprado azeite aromatizado para utilizar ou até presentear. Ou então, até já experimentarm fazer em casa e perceberam que não é tão complicado assim!

Porque decidi fazer alguns presentes caseiros (diy) para este Natal, lembrei-me de aromatizar azeite entre outros e partilhar assim a receita.

Antes devo dizer que sou uma privilegiada, os meus pais são produtores e produzem em Trás-os-Montes um azeite extra-virgem de categoria superior. A sério, sei que vão por em causa, mas é mesmo um dos melhores!

Para armazenar azeite, o ideal seria escolher vidro escuro, mas como não encontrei, escolhi garrafas pequenas. Além disso, a quantidade não vai dar tempo suficiente para estragar. Podem em alternativa, utilizar garrafas já usadas de embalagens que gastaram (uma forma de reutilizar).

Azeite com ervas aromáticas para cozinhar?

Não é obrigatório ter azeite aromatizado nas nossas cozinhas, necessário mesmo é cozinharem com azeite de boa qualidade. No entanto, naqueles dias que não temos tanto tempo disponível, pode ser prático ter à mão uma garrafa com azeite já aromatizado ao nosso gosto para cozinhar ou utilizar em marinadas, saladas e outras preparações. Pode ser usado até numa simples entrada, como faço tantas vezes cá em casa para amigos: comer apenas com um pão rústico…humm!!

 

Processo é muito simples – apenas alguns cuidados!

O processo é mesmo simples. Em primeiro lugar escolhemos os temperos que mais gostamos. Depois colocamos dentro da garrafa esses temperos e cobrimos com o azeite ligeiramente aquecido. Passados uns 10 a 15 dias, já temos o nosso azeite pronto e conserva-se até 3 meses.

Para garantir menos riscos de contaminação, é mais aconselhado usar ervas secas, pois tem menor teor de humidade. Eu optei por usar ervas frescas com baixo teor de água. Tive ainda o cuidado de proceder ao processo chamado de branqueamento* (para evitar que as folhas fiquem escurecidas com o passar do tempo e ajuda a preservar os seus aromas).

Como fiz o “branqueamento”

  • Num tacho coloquei água a ferver
  • Numa bacia coloquei água fria com cubos de gelo.
  • Depois de lavar as ervas (retirar poeiras) sacudi o excesso de água
  • Segurei o ramo com uma pinça, mergulhando em água em ebulição, contando até 5 segundos, retirando imediatamente e mergulhando na água com gelo.
  • Depois deste processo, devemos secar bem para evitar contaminações que se desenvolvem em locais húmidos e com falta de oxigênio.
  • Depois foi só colocar nos vidros criando várias combinações.

Nota importante: para esterilizar as garrafas, fervi em água durante 5 minutos. Depois levei ao forno mais uns 3 minutos para ficarem bem secas, sem vestígios de gotículas de água.

Que ervas aromáticas escolher?

ervas aromáticas

aromaticas

A combinação fica ao critério das nossas preferências! Podemos utilizar ramos de alecrim, tomilho, cascas de limão, pimentas secas, folhas de louro, malagueta, dentes de alho.

Eu utilizei: alho, malagueta, tomilho-limão e tomilho-bela luz, alecrim e louro e fiz variações diversas, repetindo algumas para provar e outras para oferecer!

Explorem a vossa criatividade e façam as combinações de sabores que mais gostam para o vosso azeite com ervas aromáticas!

Tenho ainda uma sugestão!

Se este artigo vos deixou com vontade de colocar as mãos na terra e iniciar o vosso jardim de ervas aromáticas, tenho um workshop para vos ajudar! Aprendem na prática a planear, semear, plantar, identificar e a cultivar mais de 12 variedades de ervas aromáticas.

[cliquem na imagem para mais informações]

workshop-ervas-aromáticas-braga

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

2 Responses

  1. […] aromatizado com alecrim – vejam aqui neste artigo para aprender a […]

  2. […] sugestão para preparar azeite aromatizado – vejam este artigo  […]

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...