Azeite com ervas aromáticas para o Natal

azeite com ervas aromáticas

É fácil de fazer em casa e pode facilitar na combinação de temperos que mais gostamos. Falo de azeite com ervas aromáticas e dos bons! Talvez já tenham comprado azeite aromatizado para utilizar ou até presentear. Ou então, até já experimentarm fazer em casa e perceberam que não é tão complicado assim!

Porque decidi fazer alguns presentes caseiros (diy) para este Natal, lembrei-me de aromatizar azeite entre outros e partilhar assim a receita.

Antes devo dizer que sou uma privilegiada, os meus pais são produtores e produzem em Trás-os-Montes um azeite extra-virgem de categoria superior. A sério, sei que vão por em causa, mas é mesmo um dos melhores!

Para armazenar azeite com ervas aromáticas, o ideal seria escolher vidro escuro, mas como não encontrei, escolhi garrafas pequenas. Além disso, a quantidade não vai dar tempo suficiente para estragar. Podem em alternativa, utilizar garrafas já usadas de embalagens que gastaram (uma forma de reutilizar).

Azeite com ervas aromáticas para cozinhar?

Não é obrigatório ter azeite aromatizado nas nossas cozinhas, necessário mesmo é cozinharem com azeite de boa qualidade. No entanto, naqueles dias que não temos tanto tempo disponível, pode ser prático ter à mão uma garrafa com azeite já aromatizado ao nosso gosto para cozinhar ou utilizar em marinadas, saladas e outras preparações. Pode ser usado até numa simples entrada, como faço tantas vezes cá em casa para amigos: comer apenas com um pão rústico…humm!!

“Se gostavas de cultivar mais variedades de ervas aromáticas, conhece o meu livro Jardim de Ervas Aromáticas, também disponível em ebook com 20 variedades de ervas. Se precisas de orientação e suporte em todo o processo, conta com o meu Curso online de ervas aromáticas para que possas cultivar, explorar e beneficiar mais de todas as utilização na cozinha, saúde e bem estar.”

Processo é muito simples – apenas alguns cuidados!

O processo é mesmo simples. Em primeiro lugar escolhemos os temperos que mais gostamos. Depois colocamos dentro da garrafa esses temperos e cobrimos com o azeite ligeiramente aquecido. Passados uns 10 a 15 dias, já temos o nosso azeite pronto e conserva-se até 3 meses.

Para garantir menos riscos de contaminação, é mais aconselhado usar ervas secas, pois tem menor teor de humidade. Eu optei por usar ervas frescas com baixo teor de água. Tive ainda o cuidado de proceder ao processo chamado de branqueamento* (para evitar que as folhas fiquem escurecidas com o passar do tempo e ajuda a preservar os seus aromas).

Como fiz o “branqueamento” para o azeite com ervas aromáticas

  • Num tacho coloquei água a ferver
  • Numa bacia coloquei água fria com cubos de gelo.
  • Depois de lavar as ervas (retirar poeiras) sacudi o excesso de água
  • Segurei o ramo com uma pinça, mergulhando em água em ebulição, contando até 5 segundos, retirando imediatamente e mergulhando na água com gelo.
  • Depois deste processo, devemos secar bem para evitar contaminações que se desenvolvem em locais húmidos e com falta de oxigênio.
  • Depois foi só colocar nos vidros criando várias combinações.

Nota importante: para esterilizar as garrafas, fervi em água durante 5 minutos. Depois levei ao forno mais uns 3 minutos para ficarem bem secas, sem vestígios de gotículas de água.

Que ervas aromáticas escolher?

ervas aromáticas

aromaticas

A combinação para o vosso azeite com ervas aromáticas fica ao critério das nossas preferências! Podemos utilizar ramos de alecrim, tomilho, cascas de limão, pimentas secas, folhas de louro, malagueta, dentes de alho.

Eu utilizei: alho, malagueta, tomilho-limão e tomilho-bela luz, alecrim e louro e fiz variações diversas, repetindo algumas para provar e outras para oferecer!

Explorem a vossa criatividade e façam as combinações de sabores que mais gostam para o vosso azeite aromatizado com ervas aromáticas!

Slider

4 thoughts on “Azeite com ervas aromáticas para o Natal”

  1. Pingback: Alecrim, alecrim aos molhos...como cultivar e utilizar! - Cultivos da Caseiro

  2. Pingback: Ervas aromáticas: efeitos e utilizações! - Cultivos da Caseiro

  3. Pingback: óleo de ervas de camomila e alfazema - Diy - Cultivos da Caseiro

  4. Pingback: Neste Natal prefira presentes sustentáveis – Notas Em Dia

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *