A mosca branca é uma das pragas comuns na horta em dias muito quentes e secos. É por isso uma praga que aparece mais frequentemente no verão e pode atacar quase todas as plantas da horta, como couve, tomate, girassol, feijão verde, etc.
A mosca branca é um insecto sugador que se alimenta da seiva e água das plantas deixando-as mais fracas. Mas os principais danos causados, estão relacionados com um género de melaço que deixam nos caules, atraindo por exemplo as formigas. Este melaço é um excelente meio de propagação de fungos e bactérias, causadores de doenças (bem mais difíceis de tratar).
Se pretendes começar uma horta em casa, mesmo que nunca tenhas tido a experiência de cultivar, faz a matrícula na minha ACADEMIA DA HORTA & JARDIM.
A inscrição na Academia da horta é uma assinatura anual de uma plataforma com conteúdo variado e exclusivo dos jardineiros (alunos) aderentes. Todos os cursos online, ebooks, tutoriais, aulas ao vivo e esclarecimento de todas as dúvidas durante 1 ano de acesso. Inscreve-te aqui e acede já a todos os conteúdos exclusivos!
Como identificar a Mosca Branca?
A mosca branca é bastante pequena, mas visível a olho nu. Pode passar despercebida no início, mas se não percebemos a sua presença, rapidamente se propaga. Para avaliar se os nossos cultivos estão atacados, basta agitar a folhagem das plantas, pois percebe-se que existe uma espécie de "mosquito" que esvoaça. Outra forma de verificar é virar as folhas já que a mosca branca gosta de estar na parte inferior destas, por ser mais fácil para se alimentar.
Como prevenir o aparecimento de Mosca Branca?
(recordam-se da horta que plantei e demonstrei no artigo "Como plantar uma horta de metro quadrado!"? Vejam só como cresceu!)
Para prevenir a mosca branca, devemos aplicar as regras simples para prevenir qualquer aparecimento de outra praga ou mesma doença. Basicamente, ter o cuidado de manter as plantas saudáveis e bem nutridas. Assim, reforço sempre a importância da biodiversidade dos cultivos, a localização relativa à exposição solar, a rega adequada, a limpeza da horta e um dos mais importantes, a fertilização correta. Afinal, plantas saudáveis, são mais resistentes!
Outra forma de evitar o aparecimento desta praga passa por intercalar o cultivo de algumas ervas aromáticas no cultivo de hortícolas mais afetadas. Algumas das ervas mais indicadas são o manjericão, coentros e calêndula, por terem um efeito repelente eficaz neste inseto.
Vejam mais dicas neste artigo - "plantar é fácil, o difícil é manter" e evitem cometer os 5 erros mais comuns . Espreitem ainda este artigo com referencia às plantas amigas da horta.
Se pretendem receitas caseiras simples e eficazes no tratamento das pragas e doenças mais comuns da horta podem receber gratuitamente o Ebook de Pragas e Doenças na Horta como bónus na compra da Box da Horta nas 4 estações
Método simples para controlar a Mosca Branca
Colocar armadilhas de cor amarela, é um método bastante simples e eficaz. Este ano, coloquei estas armadilhas pela primeira vez. Utilizei umas que vieram de um expositor de produtos ecológicos para agricultura, que conheci na Urban Garden que aconteceu em março deste ano na Fil, em Lisboa.
Podem comprar (já existem algumas soluções no mercado seguras e ecológicas), ou em alternativa fazer as armadilhas de modo simples. Para isso, utilizam materiais diversos de cor amarela, como etiquetas, garrafas, ou outros materiais que tenham disponíveis para reutilizar. Basta pincelar estes materiais com óleo vegetal ou azeite e estão prontas para utilizar, deixando-as penduradas na altura dos cultivos.
Lembrem-se, o objetivo não é eliminar de vez a mosca branca, mas "equilibrar a sua população" de modo a que ela não danifique de vez os nossos cultivos.
Receita natural para tratar Mosca Branca
Quando os métodos preventivos falham é necessário atuar com tratamentos, de preferência caseiro e naturais. Deixo uma receita simples que experimentei no verão passado. Este ano ainda não apliquei, pois apesar de estar já presente (nos tomateiros e girassóis), vou esperar mais uns 3-4 dias para ver se as armadilhas dão conta do recado!
Ingredientes
- 100g de dentes de alho esmagado
- 100 ml de azeite
- 20 g de sabão natural
- 1 litro de água
Como preparar
- Macerar o alho em azeite, durante 1 a 2 dias (colocar em frasco fechado)
- Diluir as lascas de sabão em água morna, mexendo bem até diluir
- Misturar a água com sabão no azeite filtrado (retirar o alho)
- Agitar bem a mistura antes de aplicar
Como aplicar
- Aplicar nas plantas atacadas preferencialmente ao fim do dia
- Não esquecer de pulverizar as folhas na parte superior e inferior
- Pode ser aplicado entre 1 vez por semana se persistir após primeira aplicação.
Podem ver também neste artigo algumas receitas simples para pragas mais comuns.
Se gostaram deste artigo, não esqueçam de partilhar com os vossos amigos e façam parte dos meus cultivos.
Entrem em contacto comigo! Quando tiverem dúvidas, basta escrever para: susana@cultivosdacaseiro.pt. Mesmo que demore um pouco, prometo responder! Se quiserem ficar a par de todas as novidades, façam a inscrição da minha Newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal de cultivos. Até lá, façam bons cultivos!
Susana Caseiro
Guardem este Pin! (vejam o meu pinterest)