Alecrim – como cultivar e utilizar!

with 3 comentários

alecrim

Os benefícios do Alecrim

O alecrim tem uma ampla utilização como planta ornamental, pela sua beleza e aroma intenso. É utilizado historicamente para fortalecer a memória e dar sabor a vários pratos. O alecrim é rico em fibras, ferro e cálcio, apresentando assim benefícios excecionais para a saúde. Devido à sua atratividade estética e razoável tolerância à seca, é utilizado em arquitetura paisagística, especialmente em áreas com clima mediterrânico.

O alecrim é uma planta perene que cresce em forma de arbusto com porte médio. Tem folhas verde-acinzentadas pontiagudas e flores azul-escuras ou claras, roxas ou brancas. Tem um aroma distintivo e muito tradicional na cozinha mediterrânica. É também uma importante planta melífera (atrai abelhas e outros polinizadores).

Pertencendo ao grupo das plantas perenes vivazes, o alecrim gosta de muito sol, solo leve e bem drenado. Podem acrescentar areia em solos mais pesados e cobrir o canteiro com casca de árvores ou aparas. Assim vão manter a folhagem limpa e seca. Apreciam quando são plantados na proximidade de muros ou pátios para beneficiarem do calor refletido pelas paredes.

Como-cultivar-alecrim

Como cultivar alecrim

A forma mais fácil para cultivar é através de plantas já existentes ou por estacaria (preferencialmente no Outono). O alecrim gosta muito de calor e sol e não deve ser regado em demasia. A floração desta planta acontece na Primavera e Verão. Deve ser realizada uma poda mínima anual dos ramos mais velhos para estimular novos ramos.

Tipo de planta perene: também conhecidas por ervas arbustiformes, têm um ciclo de vida superior a 2 anos, mantendo a folhagem persistente em todas as estações do ano.

Rega: A necessidade de rega é baixa. Evitar sempre o encharcar o solo ou substrato.

Plantar e semear: Plantar durante o ano todo. Semear preferencialmente na Primavera e Outono.

Quando Colher: Durante todo o ano.

Como fazer estacaria para reproduzir: Aproveitar apenas o terço terminal dos caules, cortando em segmentos inferiores a 10 cm. Retirar as folhas da metade inferior dos caules e colocar num substrato de enraizamento, enterrando no mínimo 2 gomos. Manter o solo sempre húmido.

Benefícios na horta:  O alecrim é capaz de afastar a borboleta da couve e a mosca da cenoura. vejam aqui outras plantas amigas da horta.

Boas associações com outras ervas aromáticas: Tomilho e salva (ambas de origem mediterrânea)

Se plantar em vaso: escolher um vaso grande, com o volume mínimo de 10-15 Litros e boa drenagem.

Pragas e doenças: O melhor é evitar o excesso de água no solo e nas folhas, de modo evitar ataque de um fungo chamado Alternaria que causa manchas nas folhas.

Colheita e utilização do Alecrim

Podem apanhar as folhas todo o ano, embora o crescimento abrande e pare durante o Inverno. Dá imenso sabor aos pratos de frango, borrego, porco, salmão e atum, bem como a muitas sopas e molhos.

Uma curiosidade: Na mitologia grega o alecrim está associado a atrair energia positiva e tem poder de limpar “más energias”. É assim uma planta que podem escolher para ter na entrada da casa ou espaço de trabalho.

Sugestões de utilização com Alecrim

Além da utilização ornamental, utilizo em vários assados de carnes e legumes.  Gosto de preparar infusão de alecrim com limão e já utilizei em banhos de pés.

Preparação de infusões – vejam este artigo com indicação dos benefícios do alecrim

Azeite aromatizado com alecrim – vejam aqui neste artigo para aprender a preparar

Crackers de alecrim e azeite – receita do blogue Dicas da Oksi

Se gostaram desta dicas, não esqueçam de partilhar com os vossos amigos e familiares e claro, façam bons cultivos! 🙂

Se pretendem aprender mais sobre cultivo e utilização de ervas aromáticas….

espreitem o meu ebook e caderno Jardim de Ervas Aromáticas. Desenhei este guia prático para quem quer plantar mais ervas aromáticas no seu jardim e para quem quer conhecer mais sobre as suas propriedades e formas de utilização diversas na cozinha.

[cliquem na imagem para mais informações]

Follow A Caseiro:

Sou a Caseiro e amo cultivar! Todos os dias cultivo alimentos, mas também experiências novas que me enchem a alma.

3 Responses

  1. […] exemplo, um alecrim ou tomilho precisam uma quantidade maior de substrato que um pé de salsa ou mesmo […]

  2. […] das plantas amigas mais fáceis de cultivar na horta ou jardim. O alecrim é capaz de afastar a borboleta da couve e a mosca da […]

  3. […] de secagem muito fácil: alecrim, orégãos, tomilho, lúcia-lima, segurelha, louro, salva, alfazema, erva do caril e […]

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...