óleo de ervas de camomila e alfazema – Diy

with Sem comentários
óleo de ervas

São muitos os benefícios e utilizações para óleos macerados com ervas. Desde a hidratação corporal, a massagem, a colocação em banhos, cremes caseiros, sabonetes artesanais, enfim, o que vos parecer. Esta é mais uma forma diferente de usufruir das ervas que colhem no vosso jardim. As ervas são na verdade presentes da terra com poderes curativos que podemos utilizar para auto-cuidado e pura conexão com a natureza. Assim, lembrei-me de trazer um “diy” (faça você mesmo) para a beleza e bem estar.

A infusão de ervas em óleo extrai as propriedades das ervas em menor concentração que os óleos essenciais, mas podem ser extremamente terapêuticas. A sua preparação é simples, devendo ter apenas o cuidado de utilizar preferencialmente ervas secas, sobretudo se optarmos por um processo de infusão a frio.

As ervas que podemos utilizar são diversas e dependem da disponibilidade e interesse, em função dos seus benefícios pretendidos. Nesta preparação, utilizei a camomila e a alfazema, pois ambas ajudam a acalmar o corpo, a mente e as emoções. São ainda óptimas opções para a pele, pois tem propriedades desinfetantes. Vejam aqui outro Diy de beleza, utilizando a alfazema e ainda a sugestão deste Diy de esfoliante caseiro da Oksana, do blog Dicas da Oksi.

O óleo de alfazema pode ser utilizado em massagem para aliviar dores musculares. O óleo de camomila possui uma ação anti-inflamatória e quando aplicado sob a forma de compressas, ajuda a acalmar a pele irritada e aliviar queimaduras. Estas duas ervas medicinais, fazem parte do meu jardim e do meu ebook e caderno “jardim de ervas aromáticas”.

Como fazer um óleo de ervas secas – infusão a frio

As formas mais conhecidas de fazer óleo de ervas é por infusão em óleo a frio, ou infusão quente. A infusão a frio é um processo lento, contudo pode retirar as melhores propriedades das ervas. Já tinha utilizado o processo de infusão quente, quando preparei azeite aromatizado para utilização na cozinha.

óleo de camomila

Processo – passo a passo

1.º Escolher um óleo transportador. Azeite, óleo de coco ou óleo de uva são boas opções. Na alfazema, utilizei o azeite, também biológico (dos meus pais). Na camomila, utilizei o óleo de uva bio da loja chás e aromas.

2. º Escolher as ervas secas que vai utilizar (outras boas opções: calêndula, alecrim, salva, tomilho

3.º Colocar a quantidade de ervas e óleo num frasco de vidro (proporção de 25 g de ervas para 100 ml de óleo), o frasco deve ser esterilizado

4.º Guardar num local escuro de 10 a 15 dias, agitando sempre que possível

5.º Após 15 dias, a mistura deve ser filtrada, retirando as plantas e guardando em frascos fechados num local escuro.

6º Pode ser conservado entre 3 a 6 meses, devendo verificar sempre o cheiro do óleo.

Se gostaram deste artigo, partilhem com os vossos amigos! Qualquer dúvida ou sugestão, podem deixar nos comentários ou enviar um email. Estou aqui para ajudar!

Guardem este “pin” (ver imagem em baixo) e tenham bons cultivos!

Susana Caseiro

Leave a Reply

Cultivos da Época- saibam o que plantar em cada mês - 

Subscrevam a newsletter e recebam gratuitamente um calendário mensal com as variedades de legumes, ervas aromáticas, flores e frutos para plantar!

O seu consentimento é importante...