
São muitos os benefícios e utilizações para óleos macerados com ervas. Desde a hidratação corporal, a massagem, a colocação em banhos, cremes caseiros, sabonetes artesanais, enfim, o que vos parecer. Esta é mais uma forma diferente de usufruir das ervas que colhem no vosso jardim. As ervas são na verdade presentes da terra com poderes curativos que podemos utilizar para auto-cuidado e pura conexão com a natureza. Assim, lembrei-me de trazer um “diy” (faça você mesmo) para a beleza e bem estar.
A infusão de ervas em óleo extrai as propriedades das ervas em menor concentração que os óleos essenciais, mas podem ser extremamente terapêuticas. A sua preparação é simples, devendo ter apenas o cuidado de utilizar preferencialmente ervas secas, sobretudo se optarmos por um processo de infusão a frio.
As ervas que podemos utilizar são diversas e dependem da disponibilidade e interesse, em função dos seus benefícios pretendidos. Nesta preparação, utilizei a camomila e a alfazema, pois ambas ajudam a acalmar o corpo, a mente e as emoções. São ainda óptimas opções para a pele, pois tem propriedades desinfetantes. Vejam aqui outro Diy de beleza, utilizando a alfazema e ainda a sugestão deste Diy de esfoliante caseiro da Oksana, do blog Dicas da Oksi.
O óleo de alfazema pode ser utilizado em massagem para aliviar dores musculares. O óleo de camomila possui uma ação anti-inflamatória e quando aplicado sob a forma de compressas, ajuda a acalmar a pele irritada e aliviar queimaduras. Estas duas ervas medicinais, fazem parte do meu jardim e do meu ebook e caderno “jardim de ervas aromáticas”.
Se pretendes começar uma horta em casa, mesmo que nunca tenhas tido a experiência de cultivar, faz a matrícula na minha ACADEMIA DA HORTA & JARDIM.
A inscrição na Academia da horta é uma assinatura anual de uma plataforma com conteúdo variado e exclusivo dos jardineiros (alunos) aderentes. Todos os cursos online, ebooks, tutoriais, aulas ao vivo e esclarecimento de todas as dúvidas durante 1 ano de acesso. Inscreve-te aqui e acede já a todos os conteúdos exclusivos!
Como fazer um óleo de ervas secas – infusão a frio
As formas mais conhecidas de fazer óleo de ervas é por infusão em óleo a frio, ou infusão quente. A infusão a frio é um processo lento, contudo pode retirar as melhores propriedades das ervas. Já tinha utilizado o processo de infusão quente, quando preparei azeite aromatizado para utilização na cozinha.


Processo – passo a passo
1.º Escolher um óleo transportador. Azeite, óleo de coco ou óleo de uva são boas opções. Na alfazema, utilizei o azeite, também biológico (dos meus pais). Na camomila, utilizei o óleo de uva bio da loja chás e aromas.
2. º Escolher as ervas secas que vai utilizar (outras boas opções: calêndula, alecrim, salva, tomilho
3.º Colocar a quantidade de ervas e óleo num frasco de vidro (proporção de 25 g de ervas para 100 ml de óleo), o frasco deve ser esterilizado
4.º Guardar num local com luz solar durante 2 a 3 semanas, agitando sempre que possível. Importante proteger o frasco com um pano escuro, para ajudar no aquecimento mas evitar a oxidação do óleo.
5.º Após esse tempo, a mistura deve ser filtrada, retirando as plantas e guardando em frascos fechados num local escuro.
6º Pode ser conservado entre 3 a 6 meses, devendo verificar sempre o cheiro do óleo.

Se gostas deste artigo, partilha com amigos! Qualquer dúvida ou sugestão, podes deixar nos comentários ou enviar um email. Estou aqui para ajudar!
Guarda este “pin” (ver imagem em baixo) e faz bons cultivos!
Susana Caseiro



Pingback: 5 razões para plantar tomilho no jardim! - Cultivos da Caseiro
Pingback: 4 formas de aliviar a gripe com ervas aromáticas! - Cultivos da Caseiro
Pingback: 5 razões para plantar tomilho no jardim! - Cultivos da Caseiro