Manjericão – como cultivar e utilizar!

Se ainda não cultiva, vai querer cultivar! É uma das ervas aromáticas mais apreciadas e versáteis e não deve faltar por isso no vosso jardim ou horta urbana!

O manjericão é uma  planta aromática, condimentar e medicinal com origem na Ásia tropical. Fazendo parte do grupo das plantas herbáceas anuais, tem uma altura entre 30 a 50 cm e é uma excelente combinação para associar com várias plantas da horta sobretudo com o tomate.

Com folhas muito perfumadas é apreciado na preparação de vários pratos, sobretudo italianos, como massas, pizzas, etc. Se possível, as suas folhas devem ser utilizadas inteiras ou cortadas delicadamente. Tornou-se uma das ervas aromáticas mais conhecidas, desde que o molho “pesto” (mistura de manjericão, azeite, pinhões e parmesão) se tornou popular. A variedade de folhas roxas tem um aroma menos intenso, mas é em contra-partida mais resistente a temperaturas baixas.

*Curiosidades: com origem na Índia, ainda hoje é considerado pelos indianos uma planta sagrada e fundamental para desenvolver o crescimento espiritual, promove o relaxamento e o equilíbrio.

Os benefícios do manjericão

São muitos os benefícios desta planta para a saúde. O manjericão é rico em vitamina A, tem propriedades digestivas e diuréticas. Possui ainda propriedades antissépticas, desintoxicantes, calmantes e expetorantes, antibacterianas e anti-inflamatórias. Previne constipações e ajuda no combate da anemia. As folhas esmagadas são boas para aliviar a dor das picadas de insetos.

Vídeo relacionado – como cultivar e utilizar manjericão

manjericão

Como cultivar manjericão

Quando plantar e semear: plantar e semear no exterior apenas nos dias mais longos e quentes (temperaturas médias acima de 20.ºC). Pode ser cultivado nos meses de outono e inverno apenas com condições de temperatura, luz e humidade controladas (ambiente de estufa).

 Luz: gosta de boa exposição solar (4 ou mais horas de luz direta).

Rega: manter solo húmido sem encharcar e regar junto ao solo. É uma das aromáticas com mais necessidade de água.

Se plantar em vaso: vaso com profundidade superior a 20 cm. Pode plantar com ervas do mesmo grupo ou em associação com algumas hortícolas como tomate ou alfaces.

Dica de cultivo: gostas de solos férteis, leves e bem drenados, mas ligeiramente alcalinos.  Para que a planta se mantenha saudável por mais tempo, deve ser cortado com regularidade, nomeadamente as primeiras inflorescências.

Fertilização: gosta de solos férteis. Adicionar matéria orgânicaantes da plantação e depois na Primavera e Outono.

Benefícios na horta: Repele a traça do tomate. Também repele moscas e mosquitos, sendo por isso uma excelente escolha para colocar nas varandas durante o verão.

Para evitar pragas e doenças: regar preferencialmente de manhã. Quando se rega à noite ficam mais sensíveis ao ataque por lesmas e caracóis.

Plantar manjericão em vaso – Dicas importantes!

Se for plantado em vaso, devemos ter em atenção a escolha de um bom substrato. Como é uma das ervas aromáticas com mais necessidade de água, deve ser acrescentado algum composto orgânico, para facilitar assim a sua retenção. A plantação ou transplantação é feita de modo semelhante às restantes plantas aromáticas.

Colheita e utilização!

A forma como se colhe vai influenciar o seu desenvolvimento vegetativo. Por isso deve ser cortado a partir da parte superior da planta, na sequência de um par de folhas de modo a favorecer a produção de novos ramos e manter a planta saudável por mais tempo. As folhas devem ser utilizadas frescas. É preferível conservar em azeite do que congelar ou secar.

Receitas sugeridas com manjericão: molho pesto, vinagrete de manjericão e quatro bebidas frescas com manjericão!

caipirinha manjericao

Se pretende aprender mais sobre ervas aromáticas, espreite o meu livro e ebook Jardim de Ervas Aromáticas. Desenhei este guia prático para quem quer plantar mais ervas aromáticas no seu jardim e para quem quer conhecer mais sobre as suas propriedades e modos diversos de utilização na cozinha.

[cliquem na imagem para mais informações]

Slider

Façam por ter bons cultivos!

manjericão

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *